segunda-feira, 30 de outubro de 2017

MAIS SAÚDE PARA MUCURI E REGIÃO

Dr. Carlos: Policlínica Regional vai garantir mais consultas especializadas, vários exames e tratamento humanizado

Ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia e outros

Policlínicas Regionais: fruto de parceria
do Governo da Bahia com prefeituras
A partir do dia 17 de novembro, a população de Mucuri e das demais cidades do extremo sul passa a contar com um atendimento muito mais abrangente na área de saúde, graças ao funcionamento da Policlínica Regional de Teixeira de Freitas. Para o prefeito Carlos Simões, que tem o histórico de vida profissional inteiramente ligado a cuidar das pessoas, foi fundamental a proposta do governo estadual de motivar a criação dos Consórcios Públicos de Saúde, unindo municípios por regiões.

Dr. Carlos e servidoras da Saúde no distrito
de Taquarinha (foto-arquivo Ascom/PMM)
“Vejo um novo horizonte para a área de saúde, na certeza de que teremos mais consultas especializadas, mais exames à disposição das pessoas e, é claro, um tratamento mais humanizado. Mucuri faz parte desse consórcio e, com certeza, no que depender do Município, as pessoas terão o melhor atendimento possível”, afirmou o prefeito.


A partir deste mês e até o fim do ano, serão entregues as primeiras quatro policlínicas regionais de saúde, totalmente equipadas, que irão oferecer consultas em até 18 especialidades diferentes por unidade, além de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia.


As policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, iniciativa do Governo da Bahia para levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses atendimentos.  As obras e os equipamentos foram custeados com recursos financeiros do governo estadual e o custeio mensal será de 40% para o Estado e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados. 

Interior das Policlínicas Regionais
(foto Secom/BA)
Ao todo, a Bahia já possui 11 Consórcios formados, nove em discussão, além de outras cinco policlínicas já em obras. Para o secretário estadual da Saúde,, Fábio Vilas-Boas, “o projeto das policlínicas irá mudar a realidade da atenção de média complexidade na Bahia, garantindo maior resolutividade às unidades básicas de saúde”.

Policlínica de Teixeira de Freitas

Com investimentos em torno de R$ 25 milhões, o Governo do Estado entrega a policlínica no dia 17 de novembro, equipada com aparelhos de ponta, além de sete microônibus para o transporte dos pacientes.  A unidade vai beneficiar também, além de Teixeira de Freitas e Mucuri, os moradores de Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Nova Viçosa, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu.

UPA DE MUCURI

Em agosto, a Prefeitura de Mucuri anunciou a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estavam paradas desde a gestão anterior.


ROBERTINHO FAZ 60 ANOS HOJE, SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2025

   Iniciando seu quarto mandato, prefeito de Mucuri certamente já faz conjecturas sobre seu futuro político: vai ser candidato a deputado em...