quarta-feira, 25 de novembro de 2020

“HERANÇA MALDITA” DE DR. CARLOS PODE DIFICULTAR PRIMEIROS MESES DE ROBERTINHO EM MUCURI

  

Fragmentos e resíduos do atual governo tendem a aparecer já no período de transição

 



Quando um prefeito está perto de encerrar o mandato para que outro venha a sucedê-lo, os especialistas em gestão pública são unânimes em dizer que o primeiro ponto para o êxito da próxima administração é deixar as coisas bem às claras já no chamado período de transição.

 

Em Mucuri, o fracasso administrativo do atual prefeito José Carlos Simões, o Dr. Carlos (PSD), pode ser medido pela votação que o próprio recebeu nas urnas dia 15 de novembro. Dos 12.137 votos que ele obteve quatro anos atrás, quando se elegeu prefeito com 61,8% da preferência do eleitorado, agora a aprovação despencou para 2.344 votos, nada além de 10,6% do total apurado.

 



Quando o povo reprova de maneira tão categórica e indignada, é sinal de que as coisas foram de mal a pior, e o pior normalmente acaba sendo herdado ao próximo gestor.

 

Roberto Carlos Figueiredo Costa, o Robertinho, prefeito eleito pelo DEM, não é nenhum novato ou ingênuo em gestão pública. Já comandou a Prefeitura por dois mandatos e conhece muito bem os detalhes e minúcias do poder. 


Neste período de transição, quando o próximo prefeito tem acesso aos relatórios contábeis da Prefeitura, antes da posse, é imprescindível que se conheça bem a saúde orçamentária e financeira do Município: quanto foi a receita dos últimos anos, o tamanho da despesa, as dotações, o que se gasta de forma desnecessária, obras paralisadas, projetos em andamento, processos licitatórios, quadro de servidores efetivos e contratados, gratificações, enfim, todos os mecanismos que possibilitam o escoamento do dinheiro público pelos inúmeros ralos existentes.

 

Antes de assumir, Robertinho precisa conhecer muito bem o que vai encontrar pela frente, até mesmo para justificar à população as primeiras medidas que, inevitavelmente, terá de tomar para poder governar, algumas decisões até antipáticas, mas necessárias.

 

Falta pouco mais de um mês para que tudo se revele, de forma transparente, como uma chapa de raios X, para que o cidadão fique informado a respeito da real situação da Prefeitura Municipal de Mucuri.

 

VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...