quarta-feira, 1 de junho de 2022

ROBERTINHO DESIGNA SECRETÁRIA DE TURISMO E CULTURA PARA ENCONTRO ESTADUAL EM ILHÉUS


Prefeito aposta em retomada do potencial turístico de Mucuri a partir deste ano, para que a Bahia e o Brasil reconheçam e se sintam atraídos por suas belezas naturais

 



Para o Encontro dos Gestores Municipais de Turismo do Estado da Bahia – Gestur 2022, realizado em Ilhéus no último final de semana, o prefeito Robertinho designou a secretária municipal de Turismo e Cultura, Luzinete Souto. O evento reuniu gestores e operadores de turismo de dezenas de cidades.

 

Luzinete (segunda, a partir da esquerda), ao lado de organizadores do evento e secretários de Turismo de cidades baianas


Responsável pelo despertar da praia de Mucuri para o turismo nacional há mais de 25 anos, quando foi prefeito pela primeira vez, na primeira metade dos anos 1990, Robertinho agora deixa claro que os projetos para a retomada do potencial turístico do Município estão em seu programa de governo.

 

Crescem, portanto, as expectativas para a próxima temporada de verão, que normalmente começa em dezembro e se estende até o Carnaval.

 

O ENCONTRO

 

O encontro em Ilhéus teve a finalidade de ampliar o debate para fortalecer o projeto de recuperação das atividades econômicas nas 13 regiões turísticas da Bahia, com programação especial, que incluiu debates, conferências e palestras. Um dos palestrantes do evento foi o professor e consultor colombiano na área de gestão pública, Jorge Melguizo, que apresentou o estudo de caso sobre a cidade de Medellín, considerada por décadas uma das mais violentas do mundo, com título “A transformação de um destino através da potencialização da educação e cultura”.

 

A Bahia é dividida em 13 regiões turísticas, credenciadas dentro do mapa turístico do país, sendo elas Baía de Todos os Santos; Caminhos do Jiquiriçá; Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão; Caminhos do Oeste; Costa dos Coqueiros; Costa do Cacau; Costa do Descobrimento; Costa das Baleias; Chapada Diamantina; Lagos do São Francisco; Caminhos do Oeste e Salvador.

 

Além dos secretários de Turismo dos 128 municípios turísticos baianos, 16 coordenadores da Câmara Técnica de Turismo, presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo, parceiros como o Sebrae, Bahiatursa e operadores de turismo, vale destacar o empenho dos representantes do Extremo Sul, que participaram também através das cidades que compõem a região da Costa das Baleias.

 


O artesanato de Mucuri foi mostrado no estande do Município


Para a secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, Luzinete Souto, esse foi um evento importante para se discutir e planejar o turismo no pós-pandemia, fomentando o desenvolvimento local onde o turismo é basicamente a principal atividade econômica. “O Gestur 2022, trouxe um aprendizado incrível e só destacou a potencialidade da nossa região. O tema ‘Destinos turísticos, novas atitudes!’, trabalhado através das palestras e diálogos, permitiu uma reflexão aos nossos representantes, que já estão adaptando para a realidade da nossa região. O que significa que há muita novidade por vir”, comentou Luzinete.

 

<> 

VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...