quarta-feira, 25 de novembro de 2020

PREFEITOS QUE VÃO ASSUMIR EM JANEIRO PRECISAM TER ACESSO AOS DOCUMENTOS DO MUNICÍPIO PARA INÍCIO DE UMA BOA GESTÃO

 

Presidente do PSC de Mucuri recomenda guia lançado pelo governo federal para auxiliar prefeitos na conclusão de mandato e no período de transição

 

Venâncio: transição com transparência


Graduado em marketing, com pleno conhecimento de gestão pública, o presidente do PSC de Mucuri, Elvacy Venâncio dos Santos, ex-vereador por dois mandatos e ex-presidente da Câmara, está recomendando documento recém-lançado pelo governo federal para orientar e auxiliar os prefeitos no fechamento de gestão e no período de transição para que o próximo prefeito assuma o controle do Município.

 

Trata-se do ““Guia do Prefeito + Brasil – Como deixar a prefeitura em dia no último ano de mandato”, publicação destinada a gestores e equipes municipais, com foco na correta prestação de contas e na continuidade dos serviços à população.

 

O material foi lançado em setembro pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo, junto a ministérios e vários órgãos públicos, e faz parte de uma série de conteúdos digitais que têm o objetivo de dar dicas e sugestões a prefeitos e suas equipes sobre boas práticas de gestão, em especial no encerramento do mandato 2017-2020.

 



“O atual prefeito Dr. Carlos tem a grande oportunidade de agir com transparência, cordialidade e sensatez, ao facilitar o trabalho da equipe de transição do prefeito eleito Robertinho. No Brasil de hoje, com a lei da transparência em vigor e todos os mecanismos que facilitam o acesso do cidadão aos documentos públicos, nada pode ser dificultado”, comentou Venâncio.

 

“Tomei conhecimento do guia lançado pelo governo federal. Posso dizer que é um documento completo e da maior utilidade, tanto para prefeito que sai quanto para prefeito que entra.”

 

LINGUAGEM SIMPLES E DIDÁTICA

 

O guia possui linguagem simples e didática. Está alinhado com a Constituição Federal e a Lei das Eleições e pretende ser uma ferramenta de consulta para que ações realizadas pelos gestores dos 5.570 municípios brasileiros sejam documentadas da forma correta, sem percalços legais, e perpetuadas para uma nova equipe, dando prosseguimento aos serviços públicos prestados à população.

 

O documento é dividido em duas partes: a primeira, dedicada a prefeitos, e a segunda, com conteúdo voltado para a equipe técnica. Alguns dos temas abordados: Lei de Responsabilidade Fiscal, CAUC e Compras Net.

 

Para a produção desse conteúdo, a Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo contou com o apoio de diversos órgãos: Ministério da Educação, Ministério da Economia, Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas de Minas Gerais, Conselho Federal de Administração, Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, Conselho Nacional do Ministério Público e Fundação Nacional da Qualidade. Os parceiros também gravaram vídeos explicativos sobre temas fundamentais, como, por exemplo, a Plataforma + Brasil.


Assistência social

 

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, convocou gestores a aderirem ao documento: “Nós, do Ministério da Cidadania, estamos aqui para trazer as orientações e as recomendações acerca da boa execução desta política pública de assistência social, que é uma política de Estado, que é dever e direito do cidadão. Prefeito, fique atento à prestação de contas, fique atento também às orientações e às informações acerca do demonstrativo anual físico e financeiro da assistência social”. Essas informações estão disponíveis no site do Ministério da Cidadania e no blog da rede SUAS.

 

Deborah Arôxa, secretária especial de Assuntos Federativos, ressalta a importância do Guia: “Estamos chegando a um momento importante da vida eleitoral do nosso país. Vamos viver uma eleição agora, em novembro. A Secretaria de Ações Federativas da Secretaria de Governo vem trabalhando incansavelmente nesse processo e mobilizando as equipes desde o início do ano, mesmo com a pandemia. Para orientar o trabalho de prefeitos e suas equipes, criamos o Guia do Prefeito + Brasil, que vai poder ajudar nessa caminhada, de documentar todas as ações que estão sendo executadas e os pontos essenciais que não podem ser esquecidos. Esse guia foi construído com muito cuidado, com vários ministérios e também vários parceiros de outros poderes”.

 

Todo o material produzido pode ser encontrado em plataforma online aqui, para leitura ou download. Dúvidas podem ser tiradas enviando e-mail para guiadoprefeito@presidencia.gov.br.

 

  

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