segunda-feira, 22 de março de 2021

ROGÉRIO DE NICÓ É CONTRÁRIO À APROVAÇÃO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO DR. CARLOS

Vereador garante que já antecipou sua decisão quando as contas forem votadas pela Câmara

 

Rogério: desde já, voto contra


Quando as contas do ex-prefeito José Carlos Simões (Dr. Carlos) forem submetidas à votação na Câmara Municipal, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, o voto do vereador Rogério Saúde Bastos (Rogério de Nicó – DEM) será pela rejeição.

 

Ele decidiu antecipar sua posição com base na decisão do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), que já analisou até agora os três primeiros anos do mandato de Dr. Carlos à frente da Prefeitura de Mucuri: 2017, 2018 e 2019. Falta apenas a análise referente a 2020.

 

DUAS CONTAS REJEITADAS


O TCM aprovou, mas com ressalvas, as contas de 2017. Já as contas de 2018 e 2019 foram rejeitadas.

 

Prédio do TCM em Salvador, onde as contas de todas as prefeituras baianas são analisadas


Disse Rogério: “Se o Tribunal já emitiu parecer considerando irregulares as contas de 2018 e 2019, eu acompanho a decisão do Tribunal. Sou contra, vou votar contra. Dr. Carlos não agiu com a devida honestidade e correção. Não pode haver impunidade. Precisamos dar pau nas contas, para que o ex-prefeito seja obrigado a acertar suas obrigações com a Justiça.”

 

PARECERES DO TCM-BA

 

A rejeição das contas de 2018 consta do Processo nº 05013e19, publicada em 15/05/2020. No que se refere a 2019, a rejeição está no Processo nº 07143e20, de 25/02/2021.

 

Conselheiro Plínio Carneiro da Silva Filho, presidente do TCM


Criado há 50 anos, o TCM-BA é o órgão colegiado especializado na análise de contas públicas dos municípios que compõem o estado da Bahia. Atualmente, o órgão tem como presidente o conselheiro Plínio Carneiro da Silva Filho.

 

O Tribunal faz uma análise técnica, contábil e financeira das contas e depois emite o seu parecer: pela aprovação ou rejeição. Em seguida, o parecer é enviado à Câmara de Vereadores do Município, que decide se concorda ou não com o parecer do Tribunal.

 

Em linhas gerais, quando um prefeito tem as contas rejeitadas pela Câmara ele fica inelegível, ou seja, impedido de concorrer nas eleições futuras. 

VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...