segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: ESTUDANTES DE TAQUARINHA E IBIRANHÉM CONQUISTAM MEDALHA DE BRONZE

No total, 12 alunos da rede municipal de Mucuri brilharam na 16ª OBMEP

 



Duas alunas da rede municipal de educação de Mucuri – uma do distrito de Taquarinha e outra do distrito de Ibiranhém – conquistaram Medalha de Bronze na 16ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Outros 10 estudantes matriculados em escolas de Itabatã, Nova Brasília, 31 de Março (Divisa) e Mucuri-sede receberam menção honrosa pelo bom desempenho alcançado na competição. O resultado oficial foi divulgado nacionalmente na semana passada.

 

A OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas que visa contribuir com o maior desenvolvimento dos alunos nas áreas de exatas. Criado em 2005, vem estimulando o estudo da matemática, identificando novos talentos nesta disciplina e incentivando-os no ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

 

MEDALHA DE BRONZE

 

Isabela Souza Saúde, 13 anos, 7º Ano da Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro, do distrito de Ibiranhém, filha do casal Jackeline Souza Guedes-Adriano de Amaral Saúde.

 

Palavras da medalhista:

💬“Estou muito feliz em representar o município de Mucuri, assim como a minha Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro, de Ibiranhém, na conquista desta Medalha de Bronze. Como estudante, sei que esse prêmio trará muitas outras oportunidades e conquistas.”

 

Kely Mendes de Oliveira, 15 anos, 9º Ano da Escola Municipal Aristides Rocha, do distrito de Taquarinha, filha do casal Solange da Costa Mendes-Marcos Rufino Rodrigues de Oliveira.

 

Palavras da medalhista:

💬“Quando eu descobri que tinha ganhado uma Medalha de Bronze na OBMEP, fiquei eufórica, no momento da notícia e nos dias seguintes também, já que eu sempre gostei de matemática e sempre me esforcei pra me destacar em meio aos meus colegas.”

 

Prefeito Robertinho e secretário Dalmo Costa
(arquivo julho de 2021)


MENÇÃO HONROSA

 

1.    Luiz Fernando Rodrigues Souza – Colégio de 1º e 2º graus de Itabatã;

2.    Isabella Santos Pereira – Colégio de 1º e 2º graus de Itabatã;

3.    Warley Oliveira da Cunha – Escola Deputado Luiz Eduardo Magalhães –Mucuri-sede;

4.    Maria Eduarda Carvalho Porto – Escola Municipal Aristides Rocha -  Taquarinha;

5.    Ramel Machado dos Santos – Escola Municipal Antônio Câmara Ribeiro -  Nova Brasília;

6.    Myrele Dias Romualdo – Escola Municipal Antônio Câmara Ribeiro - Nova Brasília;

7.    Natanael Alves dos Santos – Escola Municipal Deputada Ana Oliveira – Itabatã;

8.    Otávio Santos da Silva – Escola Municipal Deputada Ana Oliveira – Itabatã;

9.    Murilo de Jesus Bada – Escola Municipal Deputado Prisco Viana - 31 de Março (Divisa);

10. Ana Clara Souza da Silva Peres Santos – Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro - Ibiranhém.

 

QUASE 18 MILHÕES DE ESTUDANTES INSCRITOS EM TODO O BRASIL

 

Nesta edição da OBMEP, em todo o País, foram 17 milhões 800 mil estudantes inscritos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares. Foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 51,9 mil certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.


Prof. Azeitona, coordenador municipal da 16ª OBMEP: trabalho reconhecido


Além do apoio do prefeito Robertinho e do empenho do secretário municipal de Educação, prof. Dalmo Costa, foi da maior importância o trabalho do professor Antônio Benedito Batista, o conhecido Azeitona, que iniciou um intenso cronograma de estudos com os alunos inscritos na competição. Mesmo com a pandemia da Covid-19, ele desenvolveu uma metodologia específica que preparasse os estudantes para a prova, concorrendo com milhões de alunos de todo o Brasil, entendendo que o potencial dos estudantes mucurienses alcançaria excelentes pontuações, como de fato aconteceu.

 

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Mucuri premiou 45 alunos aprovados na primeira etapa da OBMEP, com a presença do prefeito Robertinho, familiares dos estudantes e comunidade escolar. Na oportunidade, Robertinho destacou a importância de todos acreditarem no projeto de educação para o Município e de se manterem motivados e focados no objetivo comum de fazer uma educação de melhor qualidade.



Evento realizado em julho do ano passado, quando o prefeito e equipe da Secretaria de Educação premiaram os 45 alunos na primeira etapa da OBMEP



 


PRÓXIMO PASSO

 

Agora em 2022, como forma de continuar o padrão de ensino, será realizado o 16º Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) para os alunos medalhistas da 16ª OBMEP, e este programa desenvolverá e ampliará o conhecimento científico inicial em Matemática, preparando esses jovens tanto para a vida acadêmica quanto profissional, incluindo um auxílio financeiro aos que se enquadrarem nos pré-requisitos. Entre outros benefícios, estes alunos que se matricularem em curso de graduação têm grandes chances de serem aprovados no Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), realizando estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mucuri)

 

<> 

ROBERTINHO FAZ 60 ANOS HOJE, SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2025

   Iniciando seu quarto mandato, prefeito de Mucuri certamente já faz conjecturas sobre seu futuro político: vai ser candidato a deputado em...