quarta-feira, 10 de maio de 2023

SAÚDE MENTAL: BAIRRO JARDIM CALIFÓRNIA, EM MUCURI, TERÁ SEDE PRÓPRIA DO CAPS

  

Convênio do Município com o Ministério da Saúde tem investimento superior a 1 milhão de reais

 



A construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no bairro Jardim Califórnia, zona oeste de Mucuri, segue em ritmo acelerado. Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura, a obra está sendo executada pela Prefeitura por meio de convênio com o Ministério da Saúde com verbas do Governo Federal através da Caixa, cujo investimento é da ordem de R$ 1.198.141,57.

 

O CAPS possui serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial, a finalidade da unidade é aumentar a assistência aos portadores de sofrimentos mentais, diminuindo as internações psiquiátricas fora do Município de Mucuri.

 



O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o Robertinho (União Brasil), lembra que a meta é sempre ampliar as ações de atenção para uma saúde de qualidade ao alcance de todos os mucurienses. Segundo ele, a nova unidade irá proporcionar melhores condições para atender os pacientes e para que os servidores trabalhem em um lugar confortável. “Um avanço extremamente importante para implementar as ações viabilizadas na saúde mental”, disse ele.

 

O Centro de Atenção Psicossocial dedica atenção especializada em saúde com métodos para cuidar de afecções psiquiátricas, criada em 2002 pelo Ministério da Saúde em substituição aos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios ou manicômios, cujo objetivo é promover o tratamento de pacientes portadores de sofrimento mental grave e persistente. O CAPS é na realidade, um serviço de portas abertas e está destinado a todos aqueles que, de alguma forma, convivem com o vício.

 

No CAPS atuam equipes multiprofissionais que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, serviços de atendimento multiprofissional, hospitalidade diurna, entre outros.

 

<> 

VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...