terça-feira, 27 de agosto de 2024

CAMPANHA ELEITORAL NÃO AFETA TRABALHO DOS VEREADORES DE MUCURI

  Câmara realiza 19ª sessão ordinária nesta terça (27)

 

Sessão realizada na semana passada, dia 20/7


Faltando exatamente 40 dias para as eleições municipais, momento em que todos os candidatos intensificam suas campanhas, os vereadores de Mucuri se mantêm firmes no compromisso da reunião semanal de toda terça-feira, com início às 14 horas, além das outras atividades decorrentes do trabalho legislativo.

 

Dos 13 atuais, somente um – Rogério Saúde Bastos, o Rogerio de Nicó, do União Brasil, não vai disputar a reeleição. Já o presidente Alexandre Deolinda Seixas, o Xandão Seixas, do Podemos, é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Paulo Alexandre Matos Griffo, o Paulinho de Tixa (PSB). Os outros 11 são candidatos a mais quatro anos de mandato.

 

Nesta terça-feira, 27 de agosto, a Câmara realiza a sua 19ª sessão ordinária e, de acordo com a pauta divulgada pela Diretoria Legislativa, os vereadores irão analisar, discutir e votar 8 proposições, divididas em 6 indicações e 2 pedidos de providências.

 

Veja a pauta publicada na sexta-feira passada (23/8). 👇


 PAUTA PARA DÉCIMA NONA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MUCURI, ESTADO DA BAHIA, A SER REALIZADA NO DIA 27 DE AGOSTO DE 2024, ÀS 14 HORAS, NO PLENÁRIO CASA DO CIDADÃO.


PRIMEIRA PARTE – PEQUENO EXPEDIENTE

- Abertura dos trabalhos pelo Senhor Presidente com a necessária e prévia confirmação do quórum para realização da reunião;

- Leitura e apreciação da ata da reunião anterior;

- Leitura das correspondências;

- Apresentação das proposições adiante relacionadas, nos termos dos artigos 190 e 208 todos da Resolução 011/01 – Regimento Interno.


INDICAÇÕES

Nº 112/2024, de autoria do Vereador Hélio alvarenga Penha, dispondo sobre: Instituição do Programa Municipal de Incentivo a Projetos Culturais e Artísticos Locais.

Nº 113/2024, de autoria do Vereador Ademar Amaral de Souza, dispondo sobre: Reitera proposta de criação do Programa Municipal de Assistência e Incentivo Estudantil, nos moldes do Programa Bolsa Presença, desenvolvido pelo Governo do Estado.

Nº 114/2024, de autoria do Vereador Ademar Amaral de Souza, dispondo sobre: Reitera proposta de instituição do Projeto “Vereador Mirim”, visando incentivar a participação do jovem na política.

Nº 115/2024, de autoria do Vereador Alexandre Deolinda Seixas, dispondo sobre: Programa de auxílio do Poder Público em serviços básicos de reforma e construção de moradias para famílias de baixa renda.

Nº 116/2024, de autoria do Vereador Edison Silva de Mattos, dispondo sobre: Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas do Município de Mucuri.

Nº 117/2024, de autoria do Vereador Edison Silva de Mattos, dispondo sobre: Tradução simultânea das Sessões da Câmara Municipal de Mucuri em Língua Brasileira de Sinais-Libras.


PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS

Nº 045/2024, de autoria do Vereador Alexandre Deolinda Seixas, dispondo sobre: Reitera pedido de programa permanente de recuperação e manutenção das estradas vicinais de todo o município de Mucuri.

Nº 046/2024, de autoria do Vereador André de Jesus Flores, dispondo sobre: Realização do Serviço de Tapa Buraco e requalificação na Rua Rio Cricaré, no Bairro Triângulo Leal de Itabatã.


SEGUNDA PARTE – ORDEM DO DIA

- Turno único de votação das Indicações nº 112, 113, 114, 115, 116 e 117/2024;

- Turno único de votação dos Pedidos de Providências nº 045 e 046/2024.


TERCEIRA PARTE - GRANDE EXPEDIENTE

Uso da Palavra pelos Excelentíssimos Senhores Vereadores.


Câmara Municipal de Mucuri, em 23 de agosto de 2024.

 

 

Leonardo Batista Ruas

Servidor Designado

Portaria 084/2023

<> 

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

RESPEITADO MÚSICO, COMPOSITOR E PRODUTOR RESIDE EM MUCURI HÁ 4 ANOS

 

Discreto, em plena atividade, Sergio Vasconcellos tem participação em álbuns de artistas do primeiro time da música brasileira, como 14 Bis, Flávio Venturini, Boca Livre, Beto Guedes e outros

 

Sergio em Mucuri: boas lembranças que vêm da infância


Ele é baiano de Feira de Santana, mas passou infância e adolescência em Teófilo Otoni-MG, até se mudar para os Estados Unidos. Depois, Belo Horizonte, onde trabalhou durante 26 anos, até “descobrir” que era perfeitamente possível conciliar a labuta de instrumentista, compositor e produtor musical morando longe das capitais. A opção por qualidade de vida, mente tranquila e inspiração para criar o trouxe para o extremo sul baiano: primeiro, Nova Viçosa e, desde 2020, morador de Mucuri.

 

Alguns dos trabalhos de Sergio compondo e tocando: 14 Bis Acústico Ao Vivo, Boca Livre e 14 Bis Ao Vivo e Outros Planos


Sergio acabou de completar 56 anos (em 25 de julho). Quando tinha 17, resolveu ir morar na América do Norte, e foi lá mesmo que a vocação, o talento e a paixão pela música foram misturados às novas tecnologias.

 

Como a maioria dos grandes artistas, ele começou a tocar violão quando tinha apenas 9 anos; aos 14 aprendeu piano, despertando o amplo universo dos teclados.

 

Com o 14 Bis: convivência de 16 anos


Harmonizando com o guitarrista Claudio Venturini


Algumas influências na formação musical foram imprescindíveis. Do violão requintado de Dilermando Reis até as teclas de César Camargo Mariano e Lincoln Olivetti; do pessoal do Nordeste que desembarcou no eixo Rio-SP nos anos 70, como Zé Ramalho, Fagner, Ednardo e Belchior; dos renomados Gilberto Gil, Chico Buarque, Simone, Ivan Lins e Djavan; até, finalmente, a música mineira que ganhou rótulo próprio com o Clube da Esquina – Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges e, é claro, o grupo de folk rock 14 Bis, do qual fez parte durante alguns anos.

 

Em dois momentos com o amigo e parceiro Flávio Venturini

Com Beto Guedes


“São muitas referências. Eu ainda citaria Pink Floyd, Sting, Elton John, Bruce Hornsby... Voltando um pouco no tempo, os clássicos Frédéric Chopin, Mendelssohn, Mozart...”, comenta Sergio.

 

De volta ao Brasil, em 1992, com a bagagem temperada de muita música boa, iniciou uma caminhada por casas noturnas de Belo Horizonte e outras capitais, com participação em discos de artistas e grupos como 14 Bis, Telo Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Boca Livre, além de parcerias em composições com  Lô Borges, Chico Amaral e Cláudio Venturini.

 



Sergio acompanhou a banda 14 Bis por 16 anos, de 7 de março de 1997 até 2 de fevereiro de 2013. Morou em Belo Horizonte por 26 anos.

 

ALGUNS TRABALHOS QUE LEVAM SUA ASSINATURA

 

> Pré-produziu Flavio Venturini em 2007 no CD "Canção sem fim" ;

> Produziu 4 faixas e tocou piano no CD acústico 14 Bis – 1998;

> Gravou e produziu 2 álbuns de Telo Borges;

> Parceiro nas composições, gravação, produção e arranjos no CD "Outros Planos" 14 Bis – 2004;

> Composições em parceria com Banda 14 Bis: Canções de Guerra (Sergio Vasconcellos, Cláudio Venturini, Chico Amaral), Outono (Sergio Vasconcellos, Cláudio Venturini), Cedo ou Tarde (Sergio Vasconcellos, Cláudio Venturini),  Constelações (Sergio Vasconcellos, Cláudio Venturini, Murilo Antunes), Outros Planos (Sergio Vasconcellos, Cláudio Venturini, Ozório, Cedotti), Sinais de Amor (Sergio Vasconcellos, Cláudio Venturini, Lô Borges).

 

MUCURI FAZ PARTE DE SUA VIDA DESDE CRIANÇA

 

Ao lado da esposa Elizabete Junco, sobre Mucuri ele faz uma declaração de amor que vem dos tempos de infância:

 



"Mucuri está na vida desde criança, quando vinha pra cá com a família nas temporadas de verão. Residindo aqui há quatro anos, desde 2020 , apaixonei por esta cidade, muito tranquila, limpa, belíssima praia, bem iluminada, adoro caminhar na praia em qualquer época do ano. As pessoas são alegres e acolhedoras, sem falar dos turistas que passam por aqui e também se apaixonam, como eu me apaixonei.”

 

Estúdio em Mucuri



TRABALHO E OUTROS PLANOS - Mora perto da praia, no bairro Pôr do Sol, onde mantém um estúdio completo. Sergio continua compondo músicas, fazendo arranjos, criando jingles, em linha direta com os amigos deixados nas capitais e nos EUA. Ultimamente, vem se dedicando à elaboração de trilhas sonoras.


Assista a alguns vídeos do 14 Bis com participação do Sergio Vasconcellos. 👇







Xxxx

 

terça-feira, 13 de agosto de 2024

CÂMARA DE MUCURI REALIZA 17ª SESSÃO ORDINÁRIA NESTA TERÇA (13/8) COM 14 MATÉRIAS EM PAUTA

 Presença dos vereadores foi 100% na abertura dos trabalhos do 2º semestre


Os 13 vereadores estiveram presentes na sessão de abertura dos trabalhos do 2º semestre, dia 6/8.
Nesta terça (13), a 17ª reunião ordinária tem 14 matérias relacionadas para votação


Mesmo com a movimentação política em torno das eleições de outubro, todos os vereadores de Mucuri estiveram presentes à 16ª reunião ordinária, realizada na terça-feira passada (6/8), que abriu os trabalhos legislativos do segundo semestre de 2024, com aprovação de nove proposições.


Nesta terça (13), às 14h, tem início a 17ª sessão, cuja pauta prevê análise, discussão e votação de 14 matérias, divididas em 10 Indicações e 4 Pedidos de Providências, todos de autoria dos vereadores.


Veja abaixo a íntegra da Pauta.


PAUTA PARA DÉCIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MUCURI, ESTADO DA BAHIA, A SER REALIZADA NO DIA 13 DE AGOSTO DE 2024, ÀS 14 HORAS, NO PLENÁRIO CASA DO CIDADÃO


PRIMEIRA PARTE – PEQUENO EXPEDIENTE

- Abertura dos trabalhos pelo Senhor Presidente com a necessária e prévia confirmação do quórum para realização da reunião;

- Leitura e apreciação da ata da reunião anterior;

- Leitura das correspondências;

- Apresentação da proposição adiante relacionada, nos termos dos artigos 191 e 208 todos da Resolução 011/01 – Regimento Interno.


INDICAÇÕES

Nº 096/2024, de autoria do vereador Ademar Amaral de Souza, dispondo sobre: Concessão do direito de um dia de folga, semestralmente, às servidoras públicas municipais para a realização de exames de controle de câncer.

Nº 097/2024, de autoria do vereador Hélio Alvarenga Penha, dispondo sobre: Ação educacional e campanha de conscientização em parceria com o Ministério Público para discutir papel do Poder Legislativo no fortalecimento do direito animal.

Nº 098/2024, de autoria do vereador Hélio Alvarenga Penha, dispondo sobre: Parceria do Município com o Governo do Estado para viabilizar o programa de implementação dos quintais produtivos em Mucuri.

Nº 099/2024, de autoria do Vereador Carlos de Jesus Brito, dispondo sobre: Promoção de passeios turísticos para crianças e adolescentes matriculados em escolas dos distritos e povoados.

Nº 100/2024, de autoria do Vereador Carlos de Jesus Brito, dispondo sobre: Promoção de campanha permanente de conscientização e prevenção aos riscos do uso de cigarros eletrônicos à saúde, no âmbito do município de Mucuri.

Nº 101/2024, de autoria do Vereador Alexandre Deolinda Seixas, dispondo sobre: Inclusão do profissional nutricionista na composição das equipes da Estratégia de Saúde da Família das UBS de Mucuri.

Nº 102/2024, de autoria do Vereador Alexandre Deolinda Seixas, dispondo sobre: Reitera solicitação de Audiência Pública para debater impacto das redes sociais na saúde mental de crianças e adolescentes de Mucuri.

Nº 103/2024, de autoria do Vereador Alexandre Deolinda Seixas, dispondo sobre: Reitera pedido de criação do Fundo Sustentável de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FSDAF).

Nº 104/2024, de autoria do Vereador Aguinaldo Moreira da Silva, dispondo sobre: Construção de ponto de ônibus na Fazenda Alvana, BA-698, km 09, entrada da Comunidade da Cimental.

Nº 105/2024, de autoria do Vereador André de Jesus Flores, dispondo sobre: Criação e funcionamento da CONDECON no Município de Mucuri como orienta a Lei Municipal nº 410/2002.


PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS

Nº 040/2024, de autoria do Vereador Paulo Gomes Mota, dispondo sobre: Revitalização da faixa de pedestre localizada em frente ao supermercado Da Praça de Itabatã e adequação na sinalização.

Nº 041/2024, de autoria do Vereador Edison Silva de Mattos, dispondo sobre: Construção de Quebra-molas na Avenida Grécia no Bairro Cidade Nova 2 de Itabatã Bahia.

Nº 042/2024, de autoria do Vereador Edison Silva de Mattos, dispondo sobre: Contratação de Médicos (a) Nefrologista para atender a rede pública de saúde do Município.

Nº 043/2024, de autoria do Vereador André de Jesus Flores, dispondo sobre: Reitera pedido de revitalização e pintura dos quebra-molas de Itabatã.


SEGUNDA PARTE – ORDEM DO DIA

- Turno único de votação das Indicações nº 096, 097, 098, 099, 100, 101, 102, 103, 104 e 105/2024;

- Turno único de votação dos Pedidos de Providências nº 040, 041, 042 e 043/2024.

  

TERCEIRA PARTE - GRANDE EXPEDIENTE

Uso da Palavra pelos Excelentíssimos Senhores Vereadores.


Câmara Municipal de Mucuri, em 09 de agosto de 2024.

 


 

Leonardo Batista Ruas

Servidor Designado

Portaria 084/2023



FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO MUCURI (parte 1)

 A p r e s e n t a ç ã o


   


Quando meu amigo Ademir me fez o convite para escrever alguns parágrafos em seu blog, não pensei duas vezes. Primeiro, pela grande amizade construída ao longo de décadas; depois, por escrever sobre nossa história. Existe um grande vazio de informações sobre nosso passado, de modo que estaremos publicando quinzenalmente algumas notas sobre as coisas e as gentes dos sertões do Mucuri.   


A primeira estrada de rodagem do Brasil 

 
Mapa das colônias do Mucuri (arquivo Rio de Janeiro, 1866)



Até as primeiras décadas do século XIX, o nordeste de Minas Gerais era ocupado por indígenas. Com o aquecimento agrícola na província mineira nos anos de 1800, essas matas se tornaram espaço de grande interesse de grupos do Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais e sul da Bahia.

 

Com pretensão de obter lucros no transporte entre o Alto Jequitinhonha e o Rio de Janeiro, em 1847 foi criada a Companhia de Navegação e Comércio do Mucuri, por Teófilo Benedito Ottoni.  

 

Baseado nos estudos de Victor Renault, feitos em 1836, Ottoni acreditava que o rio Mucuri era navegável, o que facilitaria o transporte de mercadorias. Porém, essa  navegabilidade não se confirmou, apresentando-se como alternativa a construção da estrada, feita por braços de brasileiros livres, escravos nacionais e africanos, chineses e europeus. Concluída em 1857 com 180 quilômetros, tornou-se a principal via de locomoção da região.  

 

A estrada iniciava próximo à cachoeira de Santa Clara (município de Nanuque), passava na Colônia Militar de Urucu (localizada atualmente no município de Carlos Chagas) chegando até o então povoado de Nossa Senhora de Filadélfia, atualmente a cidade de Teófilo Otoni.

 

O projeto era estendê-la até o Alto dos Bois, mas a Cia. do Mucuri não conseguiu recursos para tal empreitada.  Ao longo da estrada, foram criados povoados, pontos de tropeiros, grandes e pequenas propriedades. Foram  surgindo também as mais ricas e variadas formas de representações culturais.

 

Porém, com o aparecimento da estrada de Ferro Bahia e Minas, no final do século XIX, a Santa Clara foi minguando. Ao longo dos anos, diversos trechos desapareceram, a estrada deixou de ser referência, sua história se perdeu no tempo.

 

Recentemente uma pesquisadora me perguntou sobre a localização de Paredes, ponto de apoio comercial no século XIX, situada à beira do rio Mucuri. Logo pensei: “Meu amigo Jader Moreira Rafael, falecido ano passado, saberia responder”. 


O Mucuri é bastante rico culturalmente, mas se não trabalharmos essa realidade de forma sistemática, corre o risco de ver cair no esquecimento uma página tão significativa de nossa história. 



Márcio Achtschin Santos, PhD em História pela UFMG e professor da UFVJM. 




EM MUCURI, BAIRRO ETTORI GAZZINELLI GANHA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM NOVA PRAÇA

Evento aconteceu na sexta-feira (9/8)




No início da noite de sexta-feira, 9 de agosto, a Prefeitura de Mucuri realizou a inauguração da tão aguardada Praça Ettori Gazzinelli, localizada na região central da cidade. O novo espaço público, planejado com capricho e carinho, promete ser um ponto de encontro e lazer para os moradores, oferecendo uma estrutura moderna, segura e acessível a todos.


O evento reuniu todos os secretários municipais, servidores e um grande público, especialmente a população do bairro Ettori Gazzinelli que festejou a chegada da sua tão sonhada Praça. O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o Robertinho (União Brasil), não compareceu à cerimônia de inauguração em virtude do impedimento da legislação eleitoral, considerando que ele será candidato à reeleição.


A Praça Ettori Gazzinelli se destaca por sua arquitetura contemporânea e funcional, que foi cuidadosamente pensada para atender às necessidades de toda a comunidade. Entre os destaques estão os jardins coloridos, adornados com vasos floridos, que conferem um charme especial ao local. Os calçadões largos e bem pavimentados garantem acessibilidade, enquanto os pergolados proporcionam áreas sombreadas, perfeitas para momentos de descanso.




Para as crianças, o parque infantil é uma atração à parte, com brinquedos seguros e de alta qualidade. Os bancos, fabricados com madeira de lei e pés de ferro no estilo francês, oferecem conforto e durabilidade, convidando os visitantes a relaxar e apreciar a beleza do novo espaço que Mucuri oferece aos seus moradores. Além disso, a praça é iluminada de forma eficiente com iluminação de LED, o que não apenas realça a beleza do local, mas ta mbém garante a segurança dos frequentadores durante a noite. Com todos esses elementos, a Praça Ettori Gazzinelli não apenas embeleza a cidade, mas também se torna um espaço inclusivo, pensado para promover o bem-estar e a convivência entre os cidadãos de Mucuri.


Conforme Pedro Lago, o Pedrão, secretário Municipal de Transportes e Iluminação Pública, a inauguração marca um passo significativo no desenvolvimento urbano de Mucuri, reafirmando o compromisso da Prefeitura Municipal em proporcionar qualidade de vida e infraestrutura de excelência para seus moradores. “A nova praça já é vista como um marco para a cidade, um local que, sem dúvidas, transformará vidas ao oferecer um ambiente propício para momentos de diversão, tranquilidade e interação social”, destacou o secretário Pedrão.


O advogado Robson Carlos, chefe de Gabinete e secretário Municipal de Administração de Mucuri, afirmou que a Praça Ettori Gazzinelli, inaugurada nesta noite (09), segue o mesmo alto padrão de qualidade das demais obras entregues pela atual gestão, destacando que muitas outras obras públicas ainda estão previstas para serem concluídas e inauguradas. E em especial, a Praça Ettori Gazzinelli, um espaço ideal para relaxar, ler um jornal ou uma revista, contemplar a natureza, promover uma boa conversa e interagir com as pessoas.




O secretário Municipal de Obras e Planejamento, o engenheiro civil Victor Augusto, disse que a Praça Ettori Gazzinelli, tem aspectos essenciais que tornam o novo espaço público um marco na cidade. Segundo o secretário Victor Augusto, a engenharia envolvida na construção da praça foi cuidadosamente planejada para garantir durabilidade e funcionalidade, com cada detalhe pensado para oferecer uma experiência agradável aos frequentadores. Ele ressaltou ainda a importância da escolha dos móveis, como os bancos e pergolados, que foram selecionados com rigor para proporcionar conforto e bem-estar aos moradores.


A moradora Marili Lins Braz, da casa nº 18, celebrou a inauguração da Praça Ettori Gazzinelli, destacando a transformação impressionante do local. Segundo ela, antes o espaço era abandonado, tomado por mato, lixo, e infestado por bichos peçonhentos, além de contar com árvores gigantes sem utilidade. Dona Marili afirmou que agora o espaço se tornou um dos mais belos e agradáveis pontos de lazer da cidade, proporcionando um ambiente totalmente revitalizado para a comunidade.


O morador Gabriel Borges Ribeiro, da casa nº 20, expressou sua alegria com a inauguração da Praça Ettori Gazzinelli, lembrando que o local, anteriormente ocioso e mal aproveitado, passou por uma transformação extraordinária. Agora, a área se tornou uma praça pública belíssima e bem iluminada, que valoriza a região e oferece conforto, segurança e lazer tanto para os adultos quanto para as crianças. Gabriel lembrou que o seu pai Rogério Borges, falecido há três meses, sonhava em ver a praça concluída e, aproveitou para parabenizar a gestão municipal pelo grande feito, reconhecendo o impacto po sitivo da nova praça na comunidade. (Diretoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Mucuri)

terça-feira, 6 de agosto de 2024

CÂMARA DE MUCURI REABRE OS TRABALHOS DO 2º SEMESTRE NESTA TERÇA (6/8) ÀS 14H

 Pauta prevê análise, discussão e votação de 9 proposições pelos vereadores

 

Alexandre Deolinda Seixas, o Xandão Seixas, presidente da Câmara, retoma a condução dos trabalhos legislativos a partir desta terça (6/8)


Depois do recesso do mês de julho, a Câmara Municipal de Mucuri retoma o calendário das atividades legislativas com a primeira sessão deste segundo semestre. Na sexta-feira passada (2/8) foi publicada a pauta oficial da 16ª Reunião Ordinária de 2024, que acontece nesta terça-feira, 6 de agosto, às 14h, no Plenário Casa do Cidadão.

 

A Ordem do Dia vai deliberar sobre análise, discussão e votação, em turno único, de nove proposições, divididas em cinco Indicações, três Pedidos de Providências e uma Moção de Aplauso.

 

Veja abaixo a íntegra da Pauta.


PAUTA PARA DÉCIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MUCURI, ESTADO DA BAHIA, A SER REALIZADA NO DIA 06 DE AGOSTO DE 2024, ÀS 14 HORAS, NO PLENÁRIO CASA DO CIDADÃO

 

PRIMEIRA PARTE – PEQUENO EXPEDIENTE

- Abertura dos trabalhos pelo Senhor Presidente com a necessária e prévia confirmação do quórum para realização da reunião;

- Leitura e apreciação da ata da reunião anterior;

- Leitura das correspondências;

- Apresentação da proposição adiante relacionada, nos termos dos artigos 191 e 208 todos da Resolução 011/01 – Regimento Interno.


INDICAÇÕES

Nº 091/2024, de autoria do vereador Hélio Alvarenga Penha, dispondo sobre: Criação do Programa Selo Mucuri de Origem Artesanal.

Nº 092/2024, de autoria do vereador Edison Silva de Mattos, dispondo sobre: Reitera pedido de criação do Centro de convivência do Idoso no âmbito do Município de Mucuri.

Nº 093/2024, de autoria do vereador Ademar Amaral de Souza, dispondo sobre: Criação do Programa de Prevenção às amputações em Pacientes Diabéticos.

Nº 094/2024, de autoria do Vereador Edison Silva de Mattos, dispondo sobre: Criação de um “Programa de desenvolvimento” para Crianças e Adolescentes do Bairro Beira Rio de Mucuri-sede através do esporte.

Nº 095/2024, de autoria do Vereador Hélio Alvarenga Penha, dispondo sobre: Inclusão de atividades extracurriculares de combate ao uso de drogas na carga horária dos alunos da rede municipal de ensino.


PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS

Nº 037/2024, de autoria do Vereador Ademar Amaral de Souza, dispondo sobre: Realização do Serviço de Tapa Buraco e requalificação da Rua Rio Corrente, no Bairro Triângulo Leal de Itabatã.

Nº 038/2024, de autoria do Vereador André de Jesus Flores, dispondo sobre: Substituição de Poste de energia e melhoria na iluminação da Rua Bolívia no Bairro Cidade Nova de Itabatã.

Nº 039/2024, de autoria do Vereador André de Jesus Flores, dispondo sobre: Reitera pedido de Requalificação do calçamento entre a Rua Itarantim e a Avenida André Souza Castro no Distrito de Itabatã.


MOÇÃO DE APLAUSO

Nº 002/2024, de autoria do vereador Alexandre Deolinda Seixas, manifesta Moção de Aplauso aos Policiais Militares Valdinei Alves de Pinas, Mozar Porto Pinheiro Neto e Sérgio Erick Mota Santos da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado da Bahia, sediada em Mucuri, por ação emergencial que salvou a vida de uma criança de um ano.


SEGUNDA PARTE – ORDEM DO DIA

- Turno único de votação das Indicações nº 091, 092, 093, 094 e 095/2024;

- Turno único de votação dos Pedidos de Providências nº 037, 038 e 039/2024.

- Turno único de discussão e votação da Moção de Aplauso nº 002/2024.


TERCEIRA PARTE - GRANDE EXPEDIENTE

Uso da Palavra pelos Excelentíssimos Senhores Vereadores.


Câmara Municipal de Mucuri, em 02 de agosto de 2024.

 

 

Leonardo Batista Ruas

Servidor Designado

Portaria 084/2023

 <>

VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...