quarta-feira, 1 de novembro de 2017

PROJETO BRINQUEDOTECA DA JUSTIÇA TEM SIMPATIA DO PREFEITO CARLOS SIMÕES

Com o avanço do Projeto Brinquedoteca da Justiça em várias comarcas do interior baiano, o prefeito de Mucuri acenou com simpatia à possibilidade de se criar parceria entre Executivo e Judiciário para viabilizar a iniciativa. Carlos Simões destacou a “proximidade entre os poderes constituídos e a comunidade, começando com as crianças”.

Primeiras doações, em Salvador
Na verdade, incentivar a instalação de brinquedotecas em todas as comarcas do estado é o principal objetivo do Projeto Brinquedoteca da Justiça, idealizado pela desembargadora Nágila Brito e pelo juiz Jonny Maikel. Somente nas primeiras horas de lançamento do projeto, foram arrecadados mais de 100 brinquedos e roupas. A ideia começou com a brinquedoteca da 3ª Vara da Justiça pela Paz em Casa, em Salvador. A adesão foi grande e o projeto ampliou.

Prefeito Carlos Simões: boa ideia
“Boas ideias precisam ser expandidas, e acredito que nenhum juiz de comarca deixará de adotar o projeto em sua área de atuação”, comentou o prefeito, que orientou o diretor de Relações Institucionais, Ilmar Lopes Gonçalves, a tratar do assunto com a juíza Tarcísia de Oliveira, titular da Comarca de Mucuri.

O projeto Brinquedoteca da Justiça é idealizado pela desembargadora 
Nágila Brito (foto) e pelo juiz Jonny Maikel
Na capital, a jornalista Giselle Nunes incentivou as filhas Letícia e Rafaela a doarem brinquedos. Letícia, de 10 anos, disse que “gostava de todos os brinquedos, mas tinham outras crianças que precisavam mais”, enquanto a pequena Rafaela, de cinco, comemorou a iniciativa. “Estamos fazendo uma boa ação”, disse.

Os irmãos Marina, oito anos, Luíza, cinco, e Pedro, dois anos, filhos de uma juíza de direito, também fizeram questão de participar Projeto Brinquedoteca e doaram vários brinquedos.

Juíza Tarcisia de Oliveira,
da Comarca de Mucuri
“A ideia inicial era montar a brinquedoteca da 3ª Vara da Justiça pela Paz em Casa, mas a adesão foi grande e o projeto acabou sendo ampliado. Agora, nosso projeto é instalar uma brinquedoteca em todas as unidades do Judiciário”, conta o juiz Jonny Maikel.

Já em Feira de Santana, as crianças Eduardo e Armando também contribuíram para a instalação da brinquedoteca da 1º Vara Crime da comarca, que também recebeu brinquedos de advogados e promotores. Segundo o magistrado, "crianças, adultos, servidores, magistrados, associações e sindicatos, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, todo mundo pode se integrar a campanha fazendo sua doação”, explicou.


Cada servidor, administrador ou magistrado pode arrecadar roupas e brinquedos doados e instalar unidade da Brinquedoteca da Justiça em sua comarca. A iniciativa, de acordo com o juiz, beneficiará crianças que acompanharem pais ou responsáveis durante as audiências nas unidades judiciais.


Os idealizadores pretendem que a Brinquedoteca da Justiça seja um ambiente que possibilite a diversão, num espaço seguro e tranquilo, onde a criança será acolhida, enquanto seus pais ou responsáveis participam ou aguardam audiências realizadas em qualquer unidade do Poder Judiciário Baiano.

TRIBUNAL APROVA CONTAS DE XANDÃO SEIXAS NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA RELATIVAS A 2023

No Biênio anterior como presidente (2019-2020), o TCM-BA já havia aprovado as contas dos dois anos Xandão: até agora, três contas devidament...