quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

28 DE DEZEMBRO: DIA DO SALVA-VIDAS

Reconhecimento de Dr. Carlos aos profissionais que protegem e salvam vidas em perigo
  

Nesta quinta-feira, 28 de dezembro, perto da virada do ano, comemora-se o Dia do Salva-vidas, profissional que tem a nobre missão de proteger e salvar a vida das pessoas que se encontram em situações de perigo no mar, nas piscinas ou nos rios. 


A data merece o reconhecimento do prefeito de Mucuri, que, recentemente, fez questão de firmar parceria com o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (18º GBM), de Teixeira de Freitas, Defesa Civil e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), na realização de um curso intensivo de capacitação desses profissionais, que já estão em plena atividade nas praias de Mucuri.

“Nossas homenagens, nosso agradecimento e nosso carinho, reconhecendo o quanto é valiosa a missão desses homens. Parabéns!”, festejou o médico Carlos Simões.


A PROFISSÃO

A profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente por todo o mundo. No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.


Origem do Dia do Salva-Vidas

Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro por coincidir com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar.

Por coincidência, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.


O CURSO EM MUCURI

Os participantes foram selecionados mediante teste de aptidão física e exames médicos. O curso teve início dia 17 de novembro e se estendeu até dezembro, com aulas teóricas e práticas, com muitas simulações de salvamento. Os guarda-vidas receberam orientações sobre a praia de Mucuri e utilização de equipamentos de salvamento, primeiros socorros e práticas técnicas de abordagem e resgate de vítimas.

O curso intensivo de capacitação dos 39 guarda-vidas de Mucuri contou com o brilhante trabalho dos agentes do 18º GBM, como o subtenente João Batista dos Santos, sargento Jamildo Vilas Boas e cabo Jony Luís Nascimento Amorim. Atuaram no apoio as equipes do Samu, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo e Defesa Civil.

A MISSÃO DO GUARDA-VIDAS


O trabalho dos guarda-vidas é item de primeira necessidade nas praias, para garantir a segurança dos banhistas e de seus familiares. Entre as muitas atribuições, os guarda-vidas orientam as pessoas a não nadarem depois de ingerirem bebida alcoólica e entrarem na água uma hora após a última refeição, a fim de evitar câimbra. A recomendação é a de que permaneçam na água até a altura do umbigo, nadar em local que tenha a presença do guarda-vidas, evitar o banho com a maré alta e entrar no mar sempre em grupo. Criança não pode ficar no mar sem a supervisão constante de um adulto.



VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...