domingo, 24 de março de 2019

CICLONE TROPICAL QUE CAUSOU PREOCUPAÇÃO NO FIM DE SEMANA NÃO DEVE PASSAR PELO CONTINENTE, MAS ALERTA CONTINUA ATÉ SEGUNDA-FEIRA


Fenômeno se formou no mar, a 150 km de Porto Seguro; perigo para embarcações continua valendo

Em Mucuri e em outras cidades da região, recomenda-se evitar o mar 

Imagens de sábado

Em alerta emitido na sexta-feira passada (22), a Marinha do Brasil estendeu o prazo de atuação de um possível ciclone tropical no litoral sul da Bahia e costa do Espírito Santo. O ciclone pode permanecer atuando até o dia 26, diz o aviso de atenção. Antes, a previsão era de que o ciclone poderia atuar até este domingo (24).

O fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 29ºC e 30ºC, acima de sua média climatológica para o mês. São esperados ventos fortes, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone.


MAR GROSSO

O alerta informa ainda que "há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro (BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul deste trecho até Vitória (ES) e ao
Norte até Salvador (BA), com ondas até 2,5 metros, entre o dia 23 pela manhã e o dia 24 à noite".

E reforça: "A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa".

CICLONE SE FORMOU EM ALTO MAR, A 150 km DE PORTO SEGURO

O ciclone tropical que se formou neste sábado (23) está em alto-mar, a 150 quilômetros do município de Porto Seguro e não deve passar pelo continente. De acordo com Paulo Luz, superintendente da Defesa Civil Do Estado (Sudec), a atividade climática se movimenta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo.

Apesar da boa notícia, o sinal alerta para atividades marítimas continua valendo, advertiu Luz. “Há risco para qualquer tipo de embarcação no mar enquanto o ciclone estiver vigente”, falou.

O maior perigo causado pelo fenômeno climático é a formação de grandes ondas, que podem chegar até a 4 metros de altura. A recomendação neste caso é para que a população evite o mar em municípios como Nova Viçosa, Mucuri e outras cidades do Litoral Sul da Bahia até segunda-feira (25).

“Vamos alertar para que a Defesa Civil de cada município tenha atenção e alerte para que ninguém vá para o mar neste período”, falou Luz. A velocidade dos ventos também deve continuar alta até segunda-feira, acompanhada de chuvas pelo estado.

PREFEITURA DE MUCURI ORGANIZOU PLANO DE AÇÃO

Tão logo a Marinha do Brasil emitiu comunicado de alerta, a Prefeitura de Mucuri tratou de convocar uma reunião com representantes de todas as secretarias e departamentos, para organizar um plano de ação destinado a garantir segurança e suporte para a população.

A primeira medida foi criar uma contenção emergencial na areia, para evitar a invasão da água. Além disso, espaços de acolhimento foram preparados nas escolas da rede pública.

Em nota, a Prefeitura alertou os moradores para evitarem lugares de risco. E colocou à disposição um telefone de emergência:  Defesa Civil: (73) 99962.8635.



VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...