quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

PROJETO DE AMARAL E BRITO HOMENAGEIA EX-PREFEITO TIXA COM NOME DE RUA EM ITABATÃ

  

Centro comercial do distrito terá a Rua Firmino Griffo Ribeiro

 

O homenageado, ex-prefeito Tixa: projeto tem autoria conjunta dos vereadores Amaral e Carlos Brito


Assim que o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 011/2022, autoria dos vereadores Ademar Amaral de Souza (Amaral – PSB) e Carlos de Jesus Brito (Carlinhos da Ótica – Republicanos), for sancionado e transformado em lei municipal pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, a atual Rua Juscelino Kubitschek, localizada no centro comercial do distrito de Itabatã, passará a ter a denominação de Rua Firmino Griffo Rifeiro, homenagem ao ex-prefeito conhecido como “Seu Tixa”, falecido em 9 de março deste ano.

 

O PLO 011 foi aprovado por todos os vereadores presentes à reunião da Câmara nessa terça-feira (13). Caberá ao Poder Público tomar as providências decorrentes da nova lei, como confeccionar placas indicativas e comunicar aos órgãos como Poder Judiciário, Ministério Público, Correios, Coelba, Embasa, Cartório de Registro de Imóveis e outros.

 

Tixa faleceu em março, aos 81 anos


A HOMENAGEM A TIXA


Na justificativa do documento, os autores destacam:


“Seguramente, com todo respeito e reconhecimento aos homens que fizeram e que constroem a história de Mucuri no dia a dia, ao longo de dois séculos e meio de fundação, é questão de justiça e mérito fazer esta homenagem a um dos grandes protagonistas do nosso Município na segunda metade do século XX e nas duas primeiras décadas do século XXI: Firmino Griffo Ribeiro, conhecido por todos como “Seu Tixa”, que deixou nosso convívio no dia 09 de março do corrente ano, aos 81 anos de idade.

Tixa nasceu no dia 28 de janeiro de 1941, na cidade de Brejetuba, extremo oeste da região serrana do Espírito Santo. Tornou-se arrimo de família ainda na adolescência, assumindo a chefia da casa e a responsabilidade na educação dos seus outros três irmãos e duas irmãs.

Ainda jovem, na década de 1960, chegou ao município de Mucuri, quando se tornou um dos principais precursores da fundação do pequeno povoado de Itabatã, à margem da rodovia BR-101, localidade que hoje está entre os principais distritos da Bahia e do Brasil em número de habitantes e indicadores socioeconômicos.

Dotado de grande inteligência, versatilidade, dinamismo e simpatia, virtudes que foram dádivas de Deus, Tixa teve participação ativa na organização e reestruturação do Município, que ainda vivia dos resquícios da antiga vila de pescadores, com produção modesta de cacau, agricultura e pecuária nos moldes de subsistência.

Engajado no cotidiano da população, foi inevitável seu ingresso na política. Foi eleito vice-prefeito de Mucuri no segundo mandato do ex-prefeito Gustavo Antunes Saúde, o Gustavinho, entre 1973 e 1976. No início dos anos 90, assumiu o mandato de prefeito mediante decisão do Superior Tribunal de Justiça, reconhecido como vencedor das eleições de 1992. Cumpriu as responsabilidades de Prefeito entre os anos de 1993 e 1994.

Paralelamente às atividades políticas, Tixa foi presença ativa e destacada na organização do Sindicato Rural, cartórios e outras repartições públicas, na interlocução com órgãos das esferas estadual e federal, sempre em defesa de benefícios para o Município.

Também teve papel preponderante na estruturação do Município para receber a unidade industrial da Bahia Sul Celulose, hoje Suzano, que entrou em operação em 1992 e transformou significativamente o cenário econômico de Mucuri e de toda a região extremo sul da Bahia, como também do norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.

Sem dúvida, um dos nomes mais importantes da política regional, que deixou um grande legado de decência, amizade, gestão e sabedoria. Era reconhecido como uma espécie de “enciclopédia” viva, tamanho era seu conhecimento a respeito dos fatos ligados à história de Mucuri e região. Sua lucidez era admirada por todos, memória privilegiada, capaz de se recordar de nomes, datas e minúcias do nosso povo. Em suma um ser humano de grande coração, homem do povo, desbravador, trabalhador incansável, pensador singular, um cidadão notável.

Mesmo com a saúde fragilizada nos últimos anos de vida, recebia todas as pessoas com educação e carinho em sua casa, no distrito de Itabatã.

Tixa deixou viúva a sra. Rosilma Matos Griffo, a “Dona Ziminha”, uma feliz união que durou 53 anos. O casal Tixa e Ziminha constituiu uma belíssima família e teve três filhos: Marcelo (já falecido), Alba e Paulinho. Este último é Paulo Alexandre Mattos Griffo, o “Paulinho de Tixa”, que seguiu a carreira política do pai e também foi prefeito do município de Mucuri na gestão 2009-2012, reeleito para um segundo mandato, entre 2013 e 2016. O universo da família cresceu com a chegada de cinco netos: Lívia (in memorian), Larissa, Layla, Firmino, Marcela e Valentina, além de duas bisnetas, Rafaela e Melissa.

Ao deixar o nosso convívio social, “seu Tixa” assinalou uma profunda lacuna e eternas saudades no coração de familiares, amigos e todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e desfrutar da sua convivência. Ficou o legado de honestidade, coragem, abnegação e amor ao próximo.

Por meio da nova referência do logradouro público em tela, com o nome de Avenida Firmino Griffo Ribeiro, o Poder Legislativo de Mucuri presta justa homenagem ao grande prócer.”

 

<> 

 

VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...