quarta-feira, 30 de agosto de 2023

MUNICÍPIOS BAIANOS PARALISAM ATIVIDADES NESTA QUARTA (30/8)

 

Prefeitura e Câmara de Mucuri aderem ao movimento

 



Nesta quarta-feira, 30 de agosto, quase 400 municípios da Bahia paralisam suas atividades, numa espécie de "greve" contra a crise financeira causada pela estagnação no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feito pela União. A campanha foi batizada de "Sem FPM não dá".

 

PREFEITURA

 

Ontem, por meio de mensagens publicadas nas redes sociais, o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa (União Brasil), confirmou a adesão do Município ao movimento.

 

“Diante da situação caótica que os municípios brasileiros têm passado nos últimos 8 meses com a perda de receita, e que vem atingindo diretamente o município de Mucuri, com sérios impactos financeiros desde novembro de 2022, pela queda vertiginosa do FPM, ICMS e Royalties, devo informá-los que estamos aderindo à paralisação nacional das Prefeituras Municipais, pela necessidade do momento e em obediência ao movimento da CNM - Confederação Nacional de Municípios, UPB - União dos Municípios da Bahia e APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia”, escreveu o prefeito.

 

Acrescentou Robertinho: “Devo comunicar, entretanto, que nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, o município de Mucuri vai trabalhar apenas com serviços essenciais na saúde pública e na limpeza urbana. Peço a compreensão e a colaboração de todos para nos unirmos neste difícil momento econômico em que os municípios estão passando.”

 

Prefeito Robertinho e Xandão, presidente da Câmara 


CÂMARA

 

Também nesta terça (29/8), o presidente da Câmara de Mucuri, Alexandre Deolinda Seixas, o Xandão Seixas (Podemos), manifestou a solidariedade do Poder Legislativo ao movimento das prefeituras.

 

Nas redes, Xandão escreveu:

 

“Em razão da situação dos municípios, da queda do FPM, visando sensibilizar o Governo Federal e o Congresso Nacional, e, ainda, em solidariedade às entidades representativas dos Municípios, a Câmara Municipal de Mucuri adere à mobilização conjunta dos municípios, paralisando suas atividades no dia 30 de agosto de 2023. Contamos com o apoio e a compreensão de toda a população.”


 

EXPECTATIVA DE ADESÃO DE PELO MENOS 80% DAS PREFEITURAS

 

Em todo o estado da Bahia, 80% dos municípios são considerados de pequeno porte e não possuem receita própria. São 375 municípios baianos com população menor a 50 mil habitantes, grupo em que Mucuri está incluído, o que corresponde a 89,92%. Neste cenário, as transferências feitas pela União mantêm as contas ajustadas e garantem a execução de serviços municipais em diferentes áreas sociais.

 

Ficou acertado que nesta quarta-feira serão mantidos apenas servidos de natureza essencial, a exemplo de saúde (urgência e emergência), coleta de lixo urbano e segurança pública. As prefeituras que participarem da ação ainda farão ações de comunicação voltadas para o debate sobre o tema.


Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, o Quinho (PSD)

"Os serviços não essenciais vão estar paralisados nas cidades da região Nordeste. A gente se junta com as Associações Municipalistas, contra essa queda no repasse, que prejudica os municípios mais necessitados", explicou Quinho, presidente da União dos Prefeitos da Bahia

 

 

 

VALZINHO VÊ NECESSIDADE DE UM PROGRAMA PERMANENTE DE RECUPERAÇÃO DE RUAS

Vereador já apresentou Indicação na Câmara abordando o assunto Direto e reto no assunto, o vereador Geneval Pereira Miranda, o Valzinho Emba...